08 setembro 2017

Apresentação, Vaporwave e crítica social



Olá pessoas, Tudo Bom?
Eu sou o novo Colaborador/Colunista (como queiram) daqui do blog.
Me chamo Matheus, tenho 15 anos e nesse espaço eu irei dar minha opinião critica e um pouco de visão filosófica  sobre músicas e filmes, de vez em quando livros entre outros.


Nesse primeiro post abordarei um pouco sobre a cultura vaporwave, que alem de uma cultura musical, pode ser considerada um protesto social. Calma ai que eu já explico!
O Vapowave fez bastante sucesso nos estados unidos no ano de 2010 à 2016, já foi considerado como piada por lá e hoje em dia ele é considerado como uma cultura morta por alguns americanos, porém, não ficou muito conhecido por aqui no brasil, esse estilo é baseado na manipulação de musicas de períodos do final dos anos 80 e meados dos anos 90 e também combinando elementos estéticos dessas épocas, fazendo uma crítica social intensa baseada no consumismo desenfreado e na valorização da propaganda.
Se tratando de música, o vaporwave é uma espécie de mistura de musica de elevador, música pop dos anos 90, samples de voz que datam dessa época e instrumentos músicais da época como teclados sintétizadores por exemplo.
Ouça para entender melhor: MACINTOSH PLUS - リサフランク420 / 現代のコンピュー
Já na estética, o vaporwave utiliza imagens da computação gráfica dos anos 90, algumas logomarcas famosas, uma intensa mistura das cores rosa e azul claro e escritas em japonês, causando assim em algumas pessoas um efeito nostálgico, até mesmo em pessoas que nunca viveram nos anos 90!
Numa posição crítica minha, eu definiria o vaporwave meio esquisito, porém eu gosto da mensagem que essa cultura passa e da sensação nostálgica.



O que eu mais gosto de dessa cultura é que ela continua se reinventando em seus sub-gêneros, contradizendo muitos que disseram que "o vaporwave está morto".
Esses Sub-gêneros tem um objetivo mais artístico do que crítico
Alguns desse sub-gêneros que eu mais gosto de ouvir e meus artistas favoritos dos respectivos gêneros são: Future Funk (Macross 82-99 e Saint Pepsi), Synth Wave (HOME e Lazerhawk) e Lo-Fi Hip Hop, que se não se assemelha muito ao vaporwave em alguns aspectos mas eu gostaria de considera-lo (Flamingosis, jisang, eery, "saib.", idealism, Slumgod e bsd-u).
Então é isso pessoas, deixem sugestões de músicas ou temas para eu criticar nos comentários, vejo vocês semana que vem!😉

Nenhum comentário:

Comente ~

Leia antes de comentar!!

Opiniões sobre o blog/post são sempre bem vindas!


Volte sempre!